Mobilidade e viralidade da informação em discussão

Três comunicações acerca da mobilidade da informação foram apresentadas no painel 2B, moderado por Ana Isabel Reis.

Isadora Camargo apresentou “Jornalismo em mobilidade: Tendências e novas características de produção de conteúdo na era móvel”, centrada no estudo do New York Times, jornal de referência e pioneiro em estratégias do jornalismo digital.
Numa era em que os dispositivos móveis são considerados media, os conteúdos são concebidos a pensar na sua adequação às diferentes plataformas. Os dispositivos móveis mudam a experiência de produção, consumo e distribuição de notícias. Pelas palavras de Isadora Camargo, “o jornalismo depende da mobilidade”, na medida em que é pensado para se adaptar às diferentes plataformas.

O segundo projeto apresentado foi um estudo piloto de Fernando Zamith e João Veloso, “Muda rápido!”: Marcas da evolução da Língua Portuguesa no ciberjornalismo”. Este centrou-se nas alterações de que a língua portuguesa tem sido alvo e o efeito de contaminação entre Portugal e o Brasil. A língua portuguesa tem, então, sofrido alterações na escrita, motivadas pela adoção de termos da oralidade, o que tem vindo a influenciar o texto jornalístico.

Por fim, Ariane Paiva trouxe a debate a comunicação “A intersecção entre participação e noticiabilidade: o caminho sustentável da notícia no ciberjornalismo”. As conclusões a que se chegou com este estudo é de que a interatividade está a ser aproveitada como valor notícia. Através da participação dos usuários, produz-se conteúdos que se alastram de forma viral por vários meios. Também essa viralidade pode ser considerada um critério de produção noticiosa.

A sessão terminou com questões colocadas pela assistência, e um pequeno debate entre os palestrantes acerca da convergência de expressões portuguesas e brasileiras. O consenso está no facto de fazer todo o sentido partilharmos expressões percetíveis em ambas as culturas e adotá-las no nosso vocabulário. Isso enriqueceria a gramática e aproximaria ainda mais as duas culturas.

Por Lara Lopes (CC, 2.º ano)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s